Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1.4

Projetos com motor
Magnetron
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 27/Jul/2018, 18:29

Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1.4

Mensagem por Magnetron » 31/Jul/2018, 11:29

Retirei alguns motores de passo de impressoras antigas "matriciais" e outras até modernas, percebi que nas antigas são motores unipolares e em algumas mais atuais são bipolares, inclusive as dos Scanners tb são bipolares, bom a idéia é usar para projetos, cncs, impressora 3d etc... pesquisando vi que da para converter os unipolares para bipolares, na verdade só inutilizando 2 fios no caso dos motores de 6 fios, mas tb percebi que os valores em ohms da bobinas variam muito de motor para motor, até porque o enrolamento interno das bobinas variam, torque etc... bom a duvida é seguinte posso usar esses motores na ramps 1.4, vou usar drivers 8825, antes de ligar na ramps, qual ajuste devo fazer para não danificar o equipamento? o passo desses motores são bem abaixo dos 200 para cncs, então qual problema vou ter em usá-los? não só para cncs mas tb para robótica, pretendo fazer alguns projetos nas escolas da minha região, mas os motores nema de 200 passos acima de 3.5 e 4.0 kilos são bem caros, qualquer dica ajuda muito obrigado!

fernandokoyanagi
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 18/Jul/2018, 21:59

Re: Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1.4

Mensagem por fernandokoyanagi » 04/Ago/2018, 13:11

Olá
Para usar motores de passo usados é necessário que você entenda bem o funcionamento do motores, pois alguns tem datasheet outros são fabricados sobre encomenda para as fábricas. O melhor é sempre usar motores bipolares pois tem um melhor rendimento.
No meu canal eu tenho um video onde falo de motores desconhecidos e como verificar seus parâmeros https://bit.ly/2KqDknZ
Tenho também uma playlist onde mostro monstagens com drive L298 e um vídeo que vc deveria ver Motor de passo de 4, 5, 6 e 8 fios https://bit.ly/2KpUpOR
Para impressora 3D aconselho fortemente usar nema17 pois é um motor que funciona bem para essa finalidade. As impressoras são muitos sensíveis a perder o passo, para montagens como carrinhos e dispositivos educacionais isso não importa mas para impressora apenas 1 passo errado danifica o objeto que esta sendo impresso.
Usar sucata é interessante, mas tem um preço, você vai levar muito mais tempo ( de 3 a 4 vezes ) para fazer algo funcionar. Também é necessário ter mais conhecimento técnico,e o pior: Acoplar o eixo e acoplar a carcaça do motor é uma tarefa ingrata, por isso ter uma impressora 3D é tão importante e claro dominar um cad como solidworks e fusion360 este último é mais facil e é de graça "free".
Os datasheet de algum dos motores falam de 3 a 5 volts, então porque se usa 12v direto no driver 8825 ?
A resposta é porque o driver é um pwm bem esperto que regula além dos pulsos também a corrente, e podem ter formas de onda mais complexas também.
Uma dica é comprar nema17 e 23 usados no mercadolivre, eu ja comprei e nunca veio um que não funcionasse.
Se você montar aquele circuito do video https://bit.ly/2KqDknZ vai descobrir facilmente na prática os parâmetros do motor.

Abraços.

Magnetron
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 27/Jul/2018, 18:29

Re: Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1.4

Mensagem por Magnetron » 06/Ago/2018, 16:46

Obrigado pela explicação, montei um laboratório em casa e tenho varias ferramentas e bastante sucata, trabalho com informática a bastante tempo, e assistindo seus videos me despertou vontade de desenvolver projetos com IOT, adorei conhecer o node-red, é fantástico essa ferramenta estou esperando chegar a ramps e os drivers para começar a testar os motores de passo.
abaixo teste de automação que fiz assistindo as suas video aula, fiz com raspberry abraços!
https://www.youtube.com/watch?v=rB6xj91AfkY

Responder