Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1.4

Projetos com motor
Magnetron
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 27/Jul/2018, 18:29

Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1.4

Mensagem por Magnetron » 31/Jul/2018, 11:29

Retirei alguns motores de passo de impressoras antigas "matriciais" e outras até modernas, percebi que nas antigas são motores unipolares e em algumas mais atuais são bipolares, inclusive as dos Scanners tb são bipolares, bom a idéia é usar para projetos, cncs, impressora 3d etc... pesquisando vi que da para converter os unipolares para bipolares, na verdade só inutilizando 2 fios no caso dos motores de 6 fios, mas tb percebi que os valores em ohms da bobinas variam muito de motor para motor, até porque o enrolamento interno das bobinas variam, torque etc... bom a duvida é seguinte posso usar esses motores na ramps 1.4, vou usar drivers 8825, antes de ligar na ramps, qual ajuste devo fazer para não danificar o equipamento? o passo desses motores são bem abaixo dos 200 para cncs, então qual problema vou ter em usá-los? não só para cncs mas tb para robótica, pretendo fazer alguns projetos nas escolas da minha região, mas os motores nema de 200 passos acima de 3.5 e 4.0 kilos são bem caros, qualquer dica ajuda muito obrigado!

fernandokoyanagi
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 18/Jul/2018, 21:59

Re: Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1.4

Mensagem por fernandokoyanagi » 04/Ago/2018, 13:11

Olá
Para usar motores de passo usados é necessário que você entenda bem o funcionamento do motores, pois alguns tem datasheet outros são fabricados sobre encomenda para as fábricas. O melhor é sempre usar motores bipolares pois tem um melhor rendimento.
No meu canal eu tenho um video onde falo de motores desconhecidos e como verificar seus parâmeros https://bit.ly/2KqDknZ
Tenho também uma playlist onde mostro monstagens com drive L298 e um vídeo que vc deveria ver Motor de passo de 4, 5, 6 e 8 fios https://bit.ly/2KpUpOR
Para impressora 3D aconselho fortemente usar nema17 pois é um motor que funciona bem para essa finalidade. As impressoras são muitos sensíveis a perder o passo, para montagens como carrinhos e dispositivos educacionais isso não importa mas para impressora apenas 1 passo errado danifica o objeto que esta sendo impresso.
Usar sucata é interessante, mas tem um preço, você vai levar muito mais tempo ( de 3 a 4 vezes ) para fazer algo funcionar. Também é necessário ter mais conhecimento técnico,e o pior: Acoplar o eixo e acoplar a carcaça do motor é uma tarefa ingrata, por isso ter uma impressora 3D é tão importante e claro dominar um cad como solidworks e fusion360 este último é mais facil e é de graça "free".
Os datasheet de algum dos motores falam de 3 a 5 volts, então porque se usa 12v direto no driver 8825 ?
A resposta é porque o driver é um pwm bem esperto que regula além dos pulsos também a corrente, e podem ter formas de onda mais complexas também.
Uma dica é comprar nema17 e 23 usados no mercadolivre, eu ja comprei e nunca veio um que não funcionasse.
Se você montar aquele circuito do video https://bit.ly/2KqDknZ vai descobrir facilmente na prática os parâmetros do motor.

Abraços.

Magnetron
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 27/Jul/2018, 18:29

Re: Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1.4

Mensagem por Magnetron » 06/Ago/2018, 16:46

Obrigado pela explicação, montei um laboratório em casa e tenho varias ferramentas e bastante sucata, trabalho com informática a bastante tempo, e assistindo seus videos me despertou vontade de desenvolver projetos com IOT, adorei conhecer o node-red, é fantástico essa ferramenta estou esperando chegar a ramps e os drivers para começar a testar os motores de passo.
abaixo teste de automação que fiz assistindo as suas video aula, fiz com raspberry abraços!
https://www.youtube.com/watch?v=rB6xj91AfkY

Geraldrob
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 10/Mar/2019, 03:14

Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1 4

Mensagem por Geraldrob » 10/Mar/2019, 20:31

para revisar la bomba es facil, en la fusiblera del motor abajo del relay FUEL PUMP , el cable rosa grueso le pones 12 vol y tiene que funcionar

Imagem

ronaldsucKy
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 11/Abr/2019, 02:24

Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1 4

Mensagem por ronaldsucKy » 12/Abr/2019, 16:35

E alem de que todos ja falaram...na questao do som...eh algo mais para crawler, pois se roda devagar...e se esta sempre perto do carro, nos ON e off sempre se esta a mais de 10, 20, 30 metros longe do carro
Procura no YouTube sound rc car, turbo, diesel la tem

bennieIncok
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 20/Abr/2019, 20:12

Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1 4

Mensagem por bennieIncok » 22/Abr/2019, 19:55

Estos motores son los mas complejos, pero luego quedan super chulos... haz caso a calinsanchez, al final dale cana con el metal polish para sacar brillitos jejjej

Barrysazib
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 02/Jul/2019, 17:34

Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1 4

Mensagem por Barrysazib » 12/Jul/2019, 12:32

bleidao escreveu:
Concordo que o oleo para motores a Diesel foram elaborados para trabalharem em condicoes extremas.

Mas nao tenho coragem de usar.

kunicksSob
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 17/Ago/2019, 07:29

Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1 4

Mensagem por kunicksSob » 27/Ago/2019, 23:11

Efectivamente es un problema de la aguja que se deshace al usar gasolina con etanol.
Me pasaba exactamente lo mismo, mírate este hilo y el último post con la solución.

viewtopic.php?f=37&t=19245

RemSob
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 14/Out/2019, 21:24

Motor de passo retirado de impressoras para usar na Ramps 1 4

Mensagem por RemSob » 29/Out/2019, 08:25

me gustaría saber si puedo montar un motor de la piaggio x7 inyeccion en una moto que lleva el mismo motor piaggio pero carburacion esta gripado, si me valdria solo quitando la inyección y tobera y poniendo la del motor de carburacion, gracias.

Responder