Atraso na comunicação Master-Salve

Dúvidas, críticas ou sugestões sobre o Fórum FernandoK.
Para demais questões utilize o fórum correto.
Lucaoprof
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 15/Fev/2019, 13:49

Atraso na comunicação Master-Salve

Mensagem por Lucaoprof » 15/Fev/2019, 14:04

Bom dia,

assisti o video no youtube "Esp32 LoRa com Arduino IDE: Send e Receive TX RX" do Fernando para fazer um teste rápido de comunicação ponto a ponto com as duas placas ESP32-Lora da Heltec que adquiri. No início tive um problema com o time-out estabelecido na constante INTERVAL que estava 1000 ms e o Fernando disse que com 500 ms seria o suficiente para que o mestre solicitasse o envio do pacote, o escravo respondesse e por fim o mestre receber a informação solicitada. Contudo foi necessário um tempo de 1020 ms mais ou menos para que esse ciclo ocorresse. Estou usando exatamente os programas disponibilizados pelo Fernando. Gostaria de saber:

1) Qual seriam os motivos para esse maior atraso na comunicação visto que o Fernando demonstra no vídeo que com 500 ms ele já consegue realizar a comunicação e estou usando a mesma placa da Heltec do que ele.

2) Também gostaria de saber se é possível diminuir esse tempo.

Desde já gostaria de agradecer os excelentes vídeos do Fernando aqui, são muito didáticos e esclarecedores. Precisamos de mais Fernandos em nosso país. Abraços!!!

eduardomoraes
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 16/Abr/2019, 13:14

Re: Atraso na comunicação Master-Salve

Mensagem por eduardomoraes » 01/Jul/2019, 12:23

Bom dia,
verifique o que o seu loop principal está fazendo.
Eu também alterei o mesmo exemplo para realizar outras coisas e comecei a perder alguns pacotes. Alterei também os parâmetros de INTERVALO e ele funciona melhor com um tempo entre 1 e 1,5 segundos. Se aumento este tempo o programa só comunica master e slave de uns 6 a 8 segundos de intervalo e se reduzo muito, o tempo de comunicação aumenta mais ainda, levando a uma perda de mais pacotes ainda.
Estou pensando em implementar um semáforo para comunicação, onde o slave pede para escrever e depois envia os dados, mas não sei como vou proceder ainda.

EmileHix
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 27/Set/2019, 07:38

Atraso na comunicação Master Salve

Mensagem por EmileHix » 23/Out/2019, 10:31

Olá Pessoal.
Instalei recentemente a versão 4.1 do Biblivre e percebi que mesmo colocando o valor da multa diária por atraso, quando é entregue a obra, apesar dos dias de atraso a multa não acompanha o valor real, por exemplo, o aluno demorou 5 dias para devolver, então seria o valor diário da multa, inserido nas configurações multiplicado por 5 correto? e o sistema não está fazendo este cálculo. Alguém sabe como podemos resolver?
Agradecido.

Responder