Página 1 de 1

Atraso na comunicação Master-Salve

Enviado: 15/Fev/2019, 14:04
por Lucaoprof
Bom dia,

assisti o video no youtube "Esp32 LoRa com Arduino IDE: Send e Receive TX RX" do Fernando para fazer um teste rápido de comunicação ponto a ponto com as duas placas ESP32-Lora da Heltec que adquiri. No início tive um problema com o time-out estabelecido na constante INTERVAL que estava 1000 ms e o Fernando disse que com 500 ms seria o suficiente para que o mestre solicitasse o envio do pacote, o escravo respondesse e por fim o mestre receber a informação solicitada. Contudo foi necessário um tempo de 1020 ms mais ou menos para que esse ciclo ocorresse. Estou usando exatamente os programas disponibilizados pelo Fernando. Gostaria de saber:

1) Qual seriam os motivos para esse maior atraso na comunicação visto que o Fernando demonstra no vídeo que com 500 ms ele já consegue realizar a comunicação e estou usando a mesma placa da Heltec do que ele.

2) Também gostaria de saber se é possível diminuir esse tempo.

Desde já gostaria de agradecer os excelentes vídeos do Fernando aqui, são muito didáticos e esclarecedores. Precisamos de mais Fernandos em nosso país. Abraços!!!

Re: Atraso na comunicação Master-Salve

Enviado: 01/Jul/2019, 12:23
por eduardomoraes
Bom dia,
verifique o que o seu loop principal está fazendo.
Eu também alterei o mesmo exemplo para realizar outras coisas e comecei a perder alguns pacotes. Alterei também os parâmetros de INTERVALO e ele funciona melhor com um tempo entre 1 e 1,5 segundos. Se aumento este tempo o programa só comunica master e slave de uns 6 a 8 segundos de intervalo e se reduzo muito, o tempo de comunicação aumenta mais ainda, levando a uma perda de mais pacotes ainda.
Estou pensando em implementar um semáforo para comunicação, onde o slave pede para escrever e depois envia os dados, mas não sei como vou proceder ainda.