Programar Arduino na PlataformIO Visual Code

Projetos de arduino
edsonflores
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 27/Mar/2020, 23:13

Programar Arduino na PlataformIO Visual Code

Mensagem por edsonflores » 27/Mar/2020, 23:54

Em vários vídeos, o Fernando se manifestou corretamente sobre a plataforma nativa do Arduino.

Como estou estudando linguagem C/C++ (para melhorar a compreeensão dealguns códigos do Arduino), como também pretendo estudar um pouco de Python para usar o Raspberry, instalei o Visual Studio Code e por estes caminhoscda vida assisti o vídeo no youtube o vídeo do Fernando sobre o Visual Studio Code: A Coisa Ficou Preta.

Algumas curiosidades.

- Instalei o PlataformIO. No primeiro teste, que é um blink, tudo certo.

- No segundo, fui programar um programa para escrever num display 16x2 I2C. Tive problemas: ele näo carregou automático a biblioteca I2C que instalei no IDE Arduino. Quando no Visual Studio instalei a biblioteca na pasta lib no programa PlataformIO (e quebrei um pouco a cabeça parq fazer isso funcionou). Bem, agora qualquer código do arduino que usa outra biblioteca dedicada, é só colocar na pasta lib e estaria tudo certo..

- Fui tentar rodar um programa de sensor de temperatura na PlataformIO (copiei o código básico do site Filipeflop). Primeiro rodei na IDE própria do Arduino e rodou sem problemas. Passei manualmente as 2 bibiotecas necessárias para a pasta lib, e neste caso não funcionou. Só funcionou quando instalei a plataforma via ícone de instalar biblioteca na tela principal do PlataformIO.

Mas ainda assim tive um outro problema. Tive que realocar uma função do programa para acima da função void, o que não foi necessário na IDE própria do Arduino. Ai funcionou.

- Desculpem a forma que estou escrevendo e desculpe se não usei expressões corretas e é minha primeira participação no fórum. Só escrevi para colaborar com o posicionamento do Fernando: A IDE original do Arduino é muito boa.