Página 1 de 1

Comunicação Serial ESP32

Enviado: 30/Set/2019, 19:06
por mynames
Olá comunidade,

Estou em um projeto no qual transmitirei dados de pesagem para um servidor via Wi-Fi, utilizando o ESP32.

O equipamento possui placa com saída 5V DC, a qual utilizarei para alimentar o ESP.
A questão é a comunicação dos dados, entre as portas RX e TX das duas placas.

Consultei os manuais da Espressif, e os vídeos disponíveis no YouTube, e sei que o ESP suporta 3.3 V nas suas UX2 e TX2.
A saída da placa da balança entrega, aproximadamente, 4.2 V.
Seria necessário, portanto, utilizar resistores ou reguladores de tensão para não fritar o ESP.
Não tenho experiência na área, e não sei até que ponto a inserção destes elementos no circuito irá interferir na transmissão dos dados.
Os resistores, são baratos e simples, porém estão mais sujeitos ao super aquecimento. Por outro lado, os reguladores de tensão necessitam de DROP de pelo menos 1.5 V, entre a tensão de entrada e saída, o que não é o caso deste setup.

O que vocês recomendariam?
Obrigado. :D

Re: Comunicação Serial ESP32

Enviado: 11/Out/2019, 07:37
por paloschi
Olá, se vc não tem conhecimento nenhum sugiro que vc compre um módulo Conversor De Nível Lógico Bidirecional I2c 5v - 3,3v, é muito barato e com 30 reais vc compra umas 10 placas no ml! Eles são muito confiáveis e vc não precisa se preocupar com perda de comunicação. vc pode soldar os fios direto nele e encapsular com um termo retrátil, vai ficar bem bacana. Se vc quiser gastar menos ainda, vc pode fazer um divisor de tensão somente no TX que vai pro RX do ESP, e ligar o TX do ESP diretamente. Vai funcionar bem igual. Pra fazer o divisor de tensão é muito simples, precisa apenas de 2 resistores que custam uns 10 centavos cada um. Pesquisa no google vc vai achar vários exemplos