Falta de Memoria

Projetos de ESP32
GaragemGMC
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 06/Dez/2019, 09:59

Falta de Memoria

Mensagem por GaragemGMC » 08/Jan/2020, 09:32

Fala Familia,

então, o Dilema é o Seguinte, Falta de Memoria.
ESP32 nodeMCU (Com Pino de 5V, e 38 Pinos no total),
Pois Bem, Seguindo o Tutorial do Fernando, consegui fazer ele por Telegram, Funcionou Maravilhosamente Bem,
mas só pelo Telegram, 4 Relés sendo acionados por comandos, Lindo!, mas as vezes o Delay era absurdo de grande,
e ou sem internet era impossível ligar ou desligar os Relés, Pensei, Por que não por Bluetooth? é só incorporar o Código,
Parecia fácil e simples (até mesmo seguindo os Videos do Fernando) Pahhh. ai que deu o erro, Falta de Memória.
faltava memória para incorporar o Bluetooth, Putz, fiquei Decepcionado...

pois antes de começar a incorporar o Bluetooth no código, minha cabeça já tinha dado um Loop pensando nas possibilidades imaginando,

4 Relés sendo controlado por Bot do Telegram, Bluetooth, MQTT (já esta pensando em incorporar tbm), mas a BAD tomou conta, faltou Memória. :cry:

Existe a possibilidade de aumentar a memória do ESP32? cartão SD, algo assim? para o programa obviamente!.

pois Imagina que Perfeito seria um ESP32 controlando minha "CASA" (hipoteticamente), sendo controlado por Aplicativo com MQTT, ou por Aplicativo por Bluetooth, e por BOT do Telegram. Existe essa possibilidade?

Yugo_Kajihara
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 16/Jan/2020, 21:38

Re: Falta de Memoria

Mensagem por Yugo_Kajihara » 29/Fev/2020, 13:07

Olá amigo, ainda estou engatinhando com programação nos micro controladores, mas este problema de limite de memoria realmente é tenso. Para tudo em uma solução mesmo que bizarra, usar cartao SD como vc mesmo deu exemplo, mas vc teria que criar um modo de ler e interpretar, pois os dados no cartao são gravados como texto puro, lembrando que o cartao no esp32 so é visivel ate 4GB. Outra solução é dividir o trabalho usando mais modulos de esp.
O uso de bibliotecas sacrificam muita memoria, por exemplo se vc usar WifiManager la se vai 48% da memoria, que triste :(

Boa sorte ai amigo.

Responder