ESP32 + Módulo relé 8ch estado sólido

Projetos de ESP32
thiagob737
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 16/Ago/2020, 21:32

ESP32 + Módulo relé 8ch estado sólido

Mensagem por thiagob737 » 17/Ago/2020, 17:06

Pessoal, tudo bem?


Sou iniciante nos projetos ioT e tenho tentando acertar meu primeiro projeto de automação para o meu quarto. O projeto consiste em controlar 8 luminárias (reator + lampada flourescente), ler a temperatura e umidade e mostrar as informações em um LCD 20x4 e enviar ao app da blynk.

Material usado no projeto:

- ESP32 WIFI + Bluetooth
- DHT11
- Módulo relé 8ch de estado sólido
- LCD 20x4 i2c

Dúvidas:

1 - Fiz a ligação do módulo relé na mesma fonte do esp32 (pinos vin e gnd 5v) e se eu ligo todos os canais do relé, o ESP32 não liga. Se eu ligar só um módulo do relé, ai funciona. Testei também com outro módulo de relé com fonte externa + acoplador e também não liga... da para ver que dois leds do módulo ascendem bem fraco. Se eu ligar o esp32 e depois conectar o módulo relé, funciona perfeitamente. O que fiz de errado?

2 - Esse módulo esp32 só entra no wifi na segunda tentativa... tenho que ligar na tomada e apertar o reset dele para funcionar... isso é bug? estou usando a lib da blynk.

3 - Esse módulo esp32 apresenta erro para conexão em algumas redes... tive que ficar alterando o modo de segurança do roteador wifi para conseguir fazer conectar... o erro que eu tenho é esse:

19:47:52.367 -> [D][WiFiGeneric.cpp:337] _eventCallback(): Event: 0 - WIFI_READY
19:47:52.367 -> [D][WiFiGeneric.cpp:337] _eventCallback(): Event: 2 - STA_START
19:47:54.336 -> [D][WiFiGeneric.cpp:337] _eventCallback(): Event: 5 - STA_DISCONNECTED
19:47:54.336 -> [W][WiFiGeneric.cpp:353] _eventCallback(): Reason: 2 - AUTH_EXPIRE

só consegui resolver mexendo nas configurações de segurança do roteador wifi...

Vocês atualizam firmware dos módulos? tem que fazer ou é configuração de cada um?

4 - Estou com o projeto todo montado e funcional com o arduino mega + esp8266 serial porém da erro d+, trava muito, as letras somem do LCD... Principalmente o LCD... Será interferência que volta do relé? Tem como ele recuperar a informação? se sumir a informação do LCD e ele conseguir voltar a funcionar sem ter que reiniciar já ajudaria muito.

Obrigado pessoal!

Responder