Página 1 de 1

Melhor pratica para automação residencial

Enviado: 05/Ago/2018, 12:37
por Guedes
Bom dia a todos,

Comecei a construção de minha residencia e tenho a intenção de automatizá-la.

Primeiro pensei em fazê-lo com o arduino, então descobri o Esp-32 pelo professor Fernando.

A intensão, em cada comodo, é controlar as lampadas (liga e desliga), medir temperatura e umidade do ambiente, controlar TV e ar-condicionado (infravermelho), irrigação de jardim entre outros.

Como o numero de sensores e atuadores é grande, eu pensei em usar um esp-32 para cada comodo e por meio do protocolo MQTT gerencia-los.

Será que esta é a maneira correta?

Re: Melhor pratica para automação residencial

Enviado: 08/Ago/2018, 17:31
por Marcelus
Vc ja olhou se o ESP01 nao serveria nos comodos?? Ou ate mesmo usar 2 ESP32? Tem como vc controlar mais de 100 reles com um unico ESP, tem videos do Fernando explicando e outro para os sensores! Mas nao seria melhor usar um sensor de temperatura interno e outro externo?! (são so ideias)

Re: Melhor pratica para automação residencial

Enviado: 30/Ago/2018, 02:33
por Magnetron
Bacana, eu pensei em usar o esp32 pelo tamanho, caberia dentro das caixinhas dos interruptores, com uns minis reles de estado sólido, ae não teria que puxar fio, ficaria tudo ali recebendo e enviando informaçãoes pelo wifi, para a comunicação externa o mqtt com node-red seria legal, e a interna daria para fazer com node-red tb, instalando em um raspberry,
Uma coisa legal seria usar comando de voz junto, ou você faz ou usa um pronto do tipo JARVIZ, eu estou usando aqui no meu laboratório, e acho bacana quiser dar uma conferida como está ficando, vou colocar o link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=WPR4NyPDM3g
https://www.youtube.com/watch?v=rB6xj91AfkY

kkkkkk esse ultimo esta com muita frescura,
https://www.youtube.com/watch?v=dC8hlLoKdfY