Programar ESP12-E ou F sem o conversor USB to Serial... Através do Arduino

O ESP8266 é um microcontrolador do fabricante chinês Espressif que inclui capacidade de comunicação por Wi-Fi.
Noni
Membro

Programar ESP12-E ou F sem o conversor USB to Serial... Através do Arduino

Mensagem por Noni » 31/Jul/2018, 22:13

Muito Interessante... Comprei um desse "Arduino Wifi" Desses do tipo maior Arduino do mundo... (O Fernando K. me deixa na mesma vibe.) Sou louco por tudo isso de tecnologia. Sem palavras...
Vamos lá.
Partiu justamente do USB -- TTL CH340G. Logo pensei, ele serve pra gravar outros... como o ESP-12 e outros...
E pra minha felicidade descobri que podemos gravar também através do próprio arduino Nano, Mega, UNO... enfim.
Bem interessante essa "opção de desespero".. rs
Porém, o arduino trabalha com 5v e sabemos que os ESP's com 3v. precisa usar umas resistências no esquema de montagem.

Então achei legal compartilhar, alguém pode precisar...
Não estou conseguindo enviar fotos...

Noni
Membro

Re: Programar ESP12-E ou F sem o conversor USB to Serial... Através do Arduino

Mensagem por Noni » 01/Ago/2018, 00:56

O arduino nao será utilizado como arduino, mas sim, como USB - Serial, portanto, nada precisa ser programado no arduino. Resetando constantemente e somente durante a programação, o arduino sairá do ar e permanecerá o tão desejado conversor USB - Serial.
Como resetar?
Observe, ligar o pino "RST" do Arduino ao "GND" isso fará com que o Arduino não inicialize. deixando em modo apenas conversor. Claro, após desligar esses dois pinos ele continuara sendo um arduino normal.

MAS ATENÇÃO TURMA!!!

A voltagem do arduino é 5v então precisamos baixar para exatos 3.3v, utilizando resistências.

pode fazer sem as resistências? NÃO! pode queimar na hora ou começar um processo degenerativo e diminuir e muito a vida do ESP.

A parte que exige atenção!!!
Arduino RX + resistência 2.2kΩ/5% vai pro RX do ESP
Da mesma resistência também do lado do ESP, vai outra resistência de 1KΩ0/5% e ligado ao GND do arduino e do ESP.

Arduino ESP

3V3 VCC
GND GND
TX TX
RX Resistência RX
3V3 EN
GND GPIO0
RST no GND

Responder