Teste de alcance ESP32 LoRa Heltec  [RESOLVIDO]

Projetos com LoRa
cadupiry
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 17/Ago/2019, 03:20

Teste de alcance ESP32 LoRa Heltec

Mensagem por cadupiry » 17/Ago/2019, 03:36

Comecei a estudar o ESP32 LoRa Heltec recentemente, bem como a área de IoT, para um projeto da universidade e logicamente estou com uma série de dúvidas. Utilizando duas plaquinhas de frequência 868MHz, a antena que acompanha o produto e os códigos disponíveis na aba de exemplos da Arduino IDE referentes a envio e recepção de pacotes, consegui um alcance máximo de 229 metros, embora já tenha visto que essa antena não é de qualidade e que diversos fatores influenciam, creio que seja um alcance bastante curto.

Optei por usar os códigos dos exemplos após testar uma série de outros códigos e ter problemas, provavelmente referente a bibliotecas, enfim, optei pelos exemplos por ser um teste inicial e mais simples.

Alguma ideia do motivo pelo qual obtive alcance tão baixo e dicas para um iniciante?

cadupiry
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 17/Ago/2019, 03:20

Re: Teste de alcance ESP32 LoRa Heltec

Mensagem por cadupiry » 20/Out/2019, 00:36

Novos testes foram realizados e alguns fatores influenciaram bastante numa melhor transmissão:

- Posicionamento da antena (apontada para cima)
- Evitar obstáculos

Com o novo teste consegui um alcance de 1,7km, ambas as placas posicionadas no topo de prédios de 3 andares, e ainda com um posicionamento ruim das antenas.

Em um intervalo de 1 minuto houve perda de cerca de 1/3 dos pacotes, com a frequência de envios a cada 1 segundo.

Embora as dicas pareçam óbvias, um iniciante (como eu) pode não saber.

alexzs
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 28/Out/2019, 10:48

Re: Teste de alcance ESP32 LoRa Heltec

Mensagem por alexzs » 04/Dez/2019, 14:31

Olá!

Fiz um teste em uma praia em que, de uma ponta a outra, com visada direta, com duas plaquinhas heltec esp32 lora, conseguimos 4,5Km com uma bateria 9V e regulador de tensão buck para 3,3V que a placa pede.

Achamos ótimo.

Mas dentro da cidade de Itajaí, ficava entre 600m e 1 km.

Fernando Boiago
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 27/Out/2019, 14:51

Re: Teste de alcance ESP32 LoRa Heltec  [RESOLVIDO]

Mensagem por Fernando Boiago » 18/Jan/2020, 15:21

Bom dia a todos.
Sempre trabalhei com RF , até uns 5 anos depois que chegou as herbes ou torres de cell na minha região sao José do Rio Preto Preto sp.
Era representante da Intraco radio comunicação..
E também sistemas de vhf, e uhf e repetidoras.
Enfim , vivi o tempo das valvulas termo iônicas , até os dias de hoje, já estou co 69 anos, e estudo ingles microcontrlador pic linguagem C e outros.
Sou radioamador PU2KOL, e piloto de ultraleve à 27 anos.
Fico admirado de ver pessoas dedicadas como você, , dedicando-se intensamente na tecnologia de de robotica e linguagens de controle e comandos de tudo que possa existir no mundo, de mais avançado, que é a informatica e os programas feitos em linguagem de maquina.
Já estou aposentado , mas na pratica nao paro de buscar as novidades de micro contoladores.
Estou gostando do ESP 32 LORA e ARDUINO.
Estou estudando intensamente para entender os hardware dessa platadorma.
Deixo aqui um forte abraço, e PARABÉNS pela sua maravilhosa dedicação.
Fernando Boiago.

Responder