ESP LoRa não carrega mais  [RESOLVIDO]

Projetos com LoRa
João Vitor Alvares
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 01/Set/2018, 04:00

ESP LoRa não carrega mais

Mensagem por João Vitor Alvares » 01/Set/2018, 04:05

Olá, estou com um problema com as minhas placas do Kit Heltec LoRa ESP32. Fiquei com um conflito na biblioteca do WiFi naquele código que o Fernando passou para desenvolver o Kit como um Gateway LoRa. Daí, tentando resolver o problema só piorei, após gravar o código a mensagem que aparece na Serial é a seguinte:

rst:0x10 (RTCWDT_RTC_RESET),boot:0x17 (SPI_FAST_FLASH_BOOT)
flash read err, 1000
Falling back to built-in command interpreter.
OK

Quando aperto o botão PRG, a mensagem para de correr na serial, com a seguinte mensagem:

rst:0x10 (RTCWDT_RTC_RESET),boot:0x7 (DOWNLOAD_BOOT(UART0/UART1/SDIO_REI_REO_V2))
waiting for download

Depois de inúmeras tentativas frustradas, cheguei a conclusão que é problema no bootloader da placa.

Já tentei de tudo para resolver esse problema e não obtive sucesso. Desinstalei toda a IDE do Arduino, segui os seus passos para gravar o hardware novamente da Heltec e nada mudou. Caso alguém consiga me ajudar agradeço.

Abraço,

João

rafael_duo
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 26/Jul/2018, 22:47

Re: ESP LoRa não carrega mais

Mensagem por rafael_duo » 03/Set/2018, 01:15

Olá, estou com uma placa aqui com o mesmo problema, cheguei a conclusão que deu pau no chip da Silabs (CP2102), que faz a interface entre o ESP e o note (Comunicação serial). A única solução seria utilizar um módulo conversor USB/Serial, custa uns 19 reais no ML.

João Vitor Alvares
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 01/Set/2018, 04:00

Re: ESP LoRa não carrega mais

Mensagem por João Vitor Alvares » 04/Set/2018, 03:23

Olá rafael_duo. Você conseguiu resolver o problema, gravando um novo sketch através do conversor USB/Serial ? Se sim, teria como me passar os passos que fez ? Eu quase consegui resolver o problema regravando o bootloader. Tem um programa no próprio site da espressif que você baixa e pode ter acesso as configurações da placa do ESP32. Neste mesmo site, tem opções versões de bootloader para fazer o upload, porém mesmo seguindo tutoriais na internet, não deu certo. Vou deixar o link abaixo.

O tutorial que ensina: http://iot-bits.com/esp32/esp32-flash-d ... -tutorial/

O software e o bootloader do ESP32: https://www.espressif.com/en/products/h ... /resources

Abraço.

rafael_duo
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 26/Jul/2018, 22:47

Re: ESP LoRa não carrega mais

Mensagem por rafael_duo » 04/Set/2018, 20:16

Olá, não consegui, já tinha tentado fazer este bootload, mas sem sucesso pq quando plugo o cabo no note, já mostra de cara "UBS - Dispositivo não reconhecido".... Não é atribuída nenhuma porta COM pra ele...

João Vitor Alvares
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 01/Set/2018, 04:00

Re: ESP LoRa não carrega mais

Mensagem por João Vitor Alvares » 06/Set/2018, 05:03

Então rafael_duo, no meu caso, conecta a serial normalmente, tanto que a mensagem abaixo fica sendo enviada pela serial:

rst:0x10 (RTCWDT_RTC_RESET),boot:0x7 (DOWNLOAD_BOOT(UART0/UART1/SDIO_REI_REO_V2))
waiting for download

Essa mensagem aparece o tempo todo.

Mas acredito que não seja problema do chip serial, pois eu recebo as mensagens da serial, e quando inicio o processo de gravação não dá erro na porta de entrada, começa a fazer o upload, mas no fim não grava.

Vi em blogs americanos relacionando esse tipo de problema a parte de potência, no chip de regulação de tensão de 3,3V. Mas fica um pouco complicado verificar isso, pois com essa placa embarcada é mais difícil.

rafael_duo
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 26/Jul/2018, 22:47

Re: ESP LoRa não carrega mais  [RESOLVIDO]

Mensagem por rafael_duo » 20/Set/2018, 23:28

Olá, João, tenta clicar no botão "PRG" na placa do ESP quando na IDA aparecer a mensagem "Carregando..."

WarnerAbutT
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 21/Dez/2018, 20:11

ESP LoRa nao carrega mais

Mensagem por WarnerAbutT » 14/Jan/2019, 21:21

ja conseguir fazer carregar e passar da tela cinza, mas o problema agora Г© outro,
ele começa a instalar e chega a um certo ponto ele trava, não instala mais, o que pode ser?

João Vitor Alvares
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 01/Set/2018, 04:00

Re: ESP LoRa não carrega mais

Mensagem por João Vitor Alvares » 11/Fev/2019, 19:03

Deu certo rafael_duo. Eu apertei o botão PGR desde de o início do upload e resolveu o problema.

A placa voltou a normalidade. Ocorreu algumas vezes de entrar no mesmo erro, mas com esse método volta ao normal. Depois de um tempo, nunca mais deu problema.

Valeu. Abraço.

bennieIncok
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 20/Abr/2019, 20:12

ESP LoRa nao carrega mais

Mensagem por bennieIncok » 23/Abr/2019, 14:22

AlguГ©m conseguiu entrar no Airwars do dia 25/05 atГ© hoje?

Problema: Carrega 100, mas chega a mission loaded e fica nisso.

42_Hildebrand, Cdt_HeadShot tambГ©m relataram o mesmo problema.

bennieIncok
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 20/Abr/2019, 20:12

ESP LoRa nao carrega mais

Mensagem por bennieIncok » 26/Abr/2019, 11:43

AlguГ©m conseguiu entrar no Airwars do dia 25/05 atГ© hoje?

Problema: Carrega 100, mas chega a mission loaded e fica nisso.

42_Hildebrand, Cdt_HeadShot tambГ©m relataram o mesmo problema.

Responder