Página 1 de 1

Aplicando pulsos rápidos em um cabo coaxial

Enviado: 28/Abr/2020, 20:57
por Foradini
Prezados,

Na escala de conhecimento dos microcontroladores, eu diria que ainda estou no jardim de infância. Fiz um curso de PIC, um básico de Arduino e "abusadamente" ceguei a fazer uns poucos projetos que até onde cheguei funcionou bem mas usando recursos mais simples do PIC.
Estou começando a tentar construir um dispositivo para testar cabos coaxiais. uma das intenções é verificar a velocidade de propagação da onda no cabo e indiretamente, este dispositivo sendo em um cabo de boa qualidade, permite até medir o comprimento do cabo.
A minha intenção seria basicamente gerar um pulso muito rápido em uma das terminações do cabo e recuperar este pulso no outro extremo e usá-lo para controlar um timer (muito rápido). Ou seja, o pulso aplicado, dispara o timer e quando chega na outra ponta do cabo, usamos o pulso para parar o timer e verificar o tempo que ele levou para ir de uma ponta a outra do cabo e em função to tempo e da duração do pulso, calcular a distância (comprimento do cabo). Optei pelo STM32 por ser pequeno como um arduino uno mas muito mais poderoso pois para gerar um pulso rápido, é preciso ter um clock de frequência alta como tem o STM32.
Por exemplo: A velocidade aproximada de propagação de um sinal em um cabo coaxial é de 200.000.000m/s (2/3 da velocidade da luz). um sinal de 20MHz tem um comprimento de onda de 15m. Por conta disso, um sinal aplicado em uma ponta do cabo chega com atraso no outro extremo. Dependendo do comprimento do cabo e da frequência aplicada, o atraso pode ser de até alguns ciclos. Gostaria de aproveitar este fenômeno para mediar a velocidade de propagação e o comprimento do cabo. Algum dos colegas poderiam sugerir o algorítimo para fazer o programa e que recursos de um microcontrolador preciso utilizar e estudar para fazer um programa assim.
Desde já sou grato por qualquer informação que possa me orientar.
Atenciosamente,

Foradini