Controle de temperatura e muito mais

Projetos de arduino
MCard
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 09/Ago/2019, 14:57

Controle de temperatura e muito mais

Mensagem por MCard » 10/Ago/2019, 04:57

Procuro solução e a relação comercial pode ser combinada.


Esboço De Projeto Para Controle De Temperatura Com Arduino Em Criatório De Alevinos

Motivação:
Estudar a viabilidade de implantação da atividade aquicultura em pequena escala de criação de alevinos da espécie Tilápia do Nilo através de sistema RAS (Recirculating Aquaculture System). Nesse sistema a água circula ininterruptamente, saindo do reservatório onde ficam os peixes e por consequência com índices de amônia a serem controlados, passa por filtros biológicos externos localizados em decanters, filtro mecânico tipo Sieve e retorna ao reservatório.
Nos filtros biológicos, localizados nos decanters verdes na imagem abaixo, há ação de bactérias aeróbicas e anaeróbicas que transformam a amônia em nitrato e nitrito, e onde ocorre ainda a correção do pH da água, visando a formação do ambiente ideal para desenvolvimento dos alevinos. A figura abaixo não contempla o filtro mecânico tipo Sieve.

Um dos pilares do ambiente ideal para o desenvolvimento dos alevinos escolhidos é a temperatura da água que deve ser 28º (vinte e oito graus) centígrados, sendo esse o motivo inicial do estudo termo aquático, porém ao se pensar em controle e formação de ambiente ideal, deseja-se adequar também os níveis de pH, amônia, nitrato, nitrito.

Objetivo do projeto:
Fornecer informações e/para tomada de decisões sobre a temperatura da água circulante no sistema criatório, seu nível de oxigenação, a temperatura ambiente e umidade relativa do ar, intensidade do vento, intensidade luminosa solar, pressão atmosférica, por essas últimas influenciarem na primeira e ajudarem na antecipação das correções térmicas, além de controlar a temperatura através de acionamento de aquecedor elétrico ou outro mecanismo regulador a ser implementado para correção da temperatura ideal.
Se possível, identificar os níveis de oxigenação, pH, amônia, nitrato e nitrito presentes na água circulante.

Tecnologia:
Está sendo idealizada uma prototipagem com microcontrolador, sensores, módulos e relés, sendo inicialmente o Arduino, ou uma evolução, a mais indicada tecnologia a ser implementada.
Sob o mesmo microcontrolador, idealiza-se o controle de:
• Medição da oxigenação da água no reservatório;
• Medições de temperatura e umidade ambientais;
• Medição da pressão atmosférica;
• Medição das intensidades do vento e da luminosidade solar;
• Medições de temperatura da água no criatório, que possui ininterrupta circulação no sistema, do reservatório principal com 900l (novecentos litros) em direção a 03 decanters e filtros biológicos com 45l (quarente e cinco litros) cada, com possibilidade de acréscimo de uma bombona com capacidade de 200l (duzentos litros) para mistura da água quente evitando o danoso choque térmico nos alevinos. Será acrescentado um filtro mecânico tipo Sieve que favorece o contato da água com o ar, circulando fora da tubulação. Desta forma, teríamos 05 ou 06 pontos para medição termo aquática.
• Envio das informações coletadas para arquivo, disponibilizado via Internet e/ou armazenado em SD.
• O Arduino deverá ficar mais de 05 metros dos pontos de medição no sistema circulante.
Outra possibilidade é a apresentação dos resultados em website para acompanhamento remoto. Abaixo imagem de projeto um similar:


Características a aplicação:
Deverá fornecer a data, hora da obtenção das informações supracitadas, acrescidas do acionamento do aquecedor, do tempo em que ficou ligado e se possível os níveis de PH, amônia, nitrato e nitrito da água, antes e depois do processo de filtragem e correção.
Deverá registrar tais informações e fornecer via internet em site e registrar em cartão SD no local da aplicação em arquivo formato Planilha Microsoft Excel para produção de relatórios, gráficos e facilidade de análise das informações coletadas.
A leitura das informações será realizada automaticamente, a cada ciclo configurável, mesmo sendo o inicial 10 (dez) leituras por hora, podendo ser alterado o número de ciclos via internet e no local, via sketch ou teclado diretamente no Arduino.

Maurício Cardoso
31 99333-2525
31 98899-1773 Whatsapp

Douglas_Nascimento
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 04/Set/2019, 12:04

Re: Controle de temperatura e muito mais

Mensagem por Douglas_Nascimento » 04/Set/2019, 12:25

Gostei do projeto! No post você comenta da imagem mas não achei! Você ja teria o material a ser utilizado?

whatsapp (11)98332-0108

Responder