Automação Residencial Completa

Projetos com LoRa
Caio
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 13/Mar/2019, 15:44

Automação Residencial Completa

Mensagem por Caio » 13/Mar/2019, 16:07

Amigos, caso tenha já algum tópico me avisem, não consegui encontrar.

Gostaria de obter informações sobre como realizar automações (residencial ou comercial) de portes maiores considerando a arquitetura de comunicação, hardware e etc.

Algumas dúvidas que tenho
1) Para uma automação residencial colocaria um LoRa, por exemplo, como "Servidor principal", onde seria ligado todos os demais "equipamentos/módulos"? Ele que ficaria responsável por toda a comunicação com o usuario (webserver)?
2) A maneira mais eficiente e/ou barata e/ou simples seria transformar todas as automações em IOT? Eles enviariam todas as informações para o LoRa Servidor (ou o LoRa obteria as informações deles?) ?
3) Caso utilize um ESP (seja 32 ou 01 ou 12...) para criar uma automação IOT, como faria para aciona-lo através do LoRa servidor ou vice-versa (digo em relação a como fazer essa comunicação)?

Tenho essa dúvida de montagem pois todos os videos sobre automação que encontramos são exemplo de uma função especifica, por exemplo LCD, Sensores, etc. Mas não encontro um que explique a lógica para montagem de uma automação completa (onde se utilizaria muito mais portas que o disponível), por exemplo com 50 sensores, 10 lcd, 30 reles... etc... Como integrar tudo isso?

Espero ter sido claro e caso alguém tenha uma proposta de descrição melhor, me encaminhe que altero para não ficar dúvidas ou ficar de forma mais clara exposta a dúvida.

Obrigado.

eduardomoraes
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 16/Abr/2019, 13:14

Re: Automação Residencial Completa

Mensagem por eduardomoraes » 27/Jun/2019, 23:38

Boa noite Caio,
sou novo nisso mas já peguei algumas informações de como poderiam ser utilizadas. Não é o caminho das pedras mas dá para ter uma ideia.
Acredito que você poderia utilizar expansores de portas lógicas para ter mais portas. Existem modelos prontos de 8 a 16 portas que podem ser empilhados. Existe também este exemplo onde você pode construir o seu próprio expansor de portas:
https://www.fernandok.com/2018/04/expan ... 266-e.html
https://www.fernandok.com/2018/06/autom ... esp01.html
https://www.fernandok.com/2018/09/autom ... reles.html

Eu pensei em utilizar alguns ESP01 como atuadores, controlados por um ESP32, sendo que como a comunicação seria por Wifi, não teria problema quanto ao número de portas.

O ideal é saber 2 coisas:
Tenho acesso físico (facilidade de passar cabos): atuador com fio e placa de relê
Não tenho acesso físico (distância e etc) : ESP01 e relê no local ou mesmo LoRa para distâncias maiores.

Não é a solução mas poderia ser um início.
Pense em tudo que você iria automatizar e coloque no papel, assim fica mais fácil.

E poderia ter um LoRa central como servidor, comunicando com os atuadores e fazendo a ponte com a internet.

BeJimmieDrilk
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 21/Ago/2019, 11:58

Automação Residencial Completa

Mensagem por BeJimmieDrilk » 03/Set/2019, 01:55

Me gustaría saber si hay residencias para mayores o discapacitados en Navarra o en las comunidades más próximas si no existen, y obtener información sobre su ubicación, requisitos, tarifas, etc.

Muchas gracias por su ayuda.

EmileHix
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 27/Set/2019, 07:38

Automação Residencial Completa

Mensagem por EmileHix » 12/Out/2019, 21:48

mIglesias escribió:Buenas tardes a todos
Me gustaría saber si existen residencias para mayores, vacaciones jubilados........para funcionarios civiles, clases pasivas. Gracias por la información
Un saludo

Responder