Vários Esp32 controlados por celular/tablet

Projetos de ESP32
Klinger
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 04/Jul/2019, 12:02

Vários Esp32 controlados por celular/tablet

Mensagem por Klinger » 20/Set/2019, 00:36

Pessoal,

gostaria de controlar vários ESP32 com um celular ou tablet, porém o local é afastado e não tem internet.

Sendo um iniciante (já devem ter ouvido muito isso), poderiam me indicar que caminho devo seguir (e ler).
A ideia principal é receber algumas informações de sensores e ligar e desligar dispositivos. Teoricamente simples para quem já tem o conhecimento, mas meio audacioso para quem não sabe nem onde procurar.

Agradeço de antemão qualquer ajuda ... ;)

paloschi
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 09/Out/2019, 08:48

Re: Vários Esp32 controlados por celular/tablet

Mensagem por paloschi » 11/Out/2019, 07:51

Caramba mano, ninguém te respondeu até agora.... Vc disse que é um ambiente distante sem wifi e tal, e vc quer controlar vários dispositivos, então se se são vários dispositivos eu imagino que não estejam um do lado do outro, a menos que a distância entre eles seja menor que uns 15 metros e sem obstáculos pode esquecer o bluetooth. Por serem vários dispositivos o Wifi fica complicado também, eu acredito que dê pra criar uma rede AD-HOC com o ESP. Porém, deve ser bem complicado pra um iniciante e tem bem pouco material sobre isso na internet. Portanto eu sugiro que vc aprenda sobre a rede LORA e use uma placa ESP32 que tenha o chip LoRa. Vc será capaz de controlar quantos dispositivos desejar a uma distancia de mais de 2km! Usar só o ESP32 é mais barato, mas usar o LoRa tem inúmeras vantagens. É claro que em um projeto com dezenas de dispositivos cada real conta! eu sei disso muito bem, pois trabalho sempre com a grana bem curta. Outra opção é usar um access point WIFI potente, e todos os ESP32 se conectarão nele. Mesmo sem internet vc pode muito bem usar a LAN pra controlar eles pelo celular. dai vc pode usar repetidores se os dispositivos estiverem muito longe, mas vai ficar muito caro, então o LoRa ainda sai ganhando.

Responder