QUEIMOU ?

Projetos de ESP32
Raphael_Eng.Telecom
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 14/Set/2019, 15:38

QUEIMOU ?

Mensagem por Raphael_Eng.Telecom » 19/Out/2019, 03:17

Olá,
Eu montei um circuito na protoboard apenas com leds e resistores. Eu estava verificando os pontos com o multímetro (diodo), para saber se todas as saídas do LED (são 5 leds) estavam corretamente encaixadas. Derrepente o ESP32 apagou. Achei estranho, mexi no cabo, troquei a fonte em fim. Nada resolveu.
Peguei um ESP32 novo, zerado, e conectei. Funcionou (led vermelho da placa aceso).
Carreguei o código no ESP e (novamente) fui conferir a condução. A ponta de prova negativa do multímetro estava no GND (direto na placa).
Percebi que esta ponta encostou no pino do lado Vin. NOVAMENTE o ESP apagou o led que fica aceso e não quer ligar mais. Será que queimou ? Queimei dois ESP32 ?
Alguém poderia me explicar se sim, se não, o que eu poderia fazer? Sou novo nisso.
Sei que o VIN é uma entrada externa e que eu poderia colocar uma tensão ali. É como se eu tivesse dado um curto no VIN e GND. Por que queima ?

Agradeço atenção de quem puder me esclarecer.

Raphael de Oliveira.

arturfernando
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 24/Out/2019, 22:04

Re: QUEIMOU ?

Mensagem por arturfernando » 28/Out/2019, 13:48

Raphael, tudo leva a crer que sim.
O VIN é um pino 5v com regulador de tensão. Ao fechar um curto entre ele e o gnd, acredito que tenha queimado o regulador

alexzs
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 28/Out/2019, 10:48

Re: QUEIMOU ?

Mensagem por alexzs » 04/Dez/2019, 13:10

Pois é.. Infelizmente parece que sim.
Como o regulador deve ser linear, acho que não oferece muita proteção contra curto... Estou certo, pessoal?

Quando preciso medir itens pequenos na protoboard ou preciso de uma "terceira mão", enrolo um fiozinho de cobre na ponta de prova e deixo espetado em um furo do protoboard, deitado para longe de onde possa dar curto. Se for medir vários pinos, faça isso com o GND e vai administrando apenas uma ponta de prova, fica mais fácil do que duas.
Se tiver que medir mesmo nos pinos, como vc precisou, cara, extrema atenção. Prepara a posição do multimetro para vc mal mover o olho para fazer a leitura. Respira fundo e vá com calma e atenção. Enfim, planejar bem o que vai medir, sempre que estiver alimentado. Já tirei muita fumaça de circuito por falta de atenção ou excesso de confiança, hehehe
Essa semana mesmo queimei um regulador buck, coisa mais simples né? inverti Vcc com GND... Só percebi com a fumacinha.
Eletrônica é movida a fumaça. Tire fumaça dela e não funciona mais.

Responder