Arduino NANO queimando, com uso de tranca elétrica

Projetos de arduino
Juliano.Coelho
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 11/Set/2019, 22:00

Arduino NANO queimando, com uso de tranca elétrica

Mensagem por Juliano.Coelho » 11/Set/2019, 22:16

Boa noite,


Está é minha primeira postagem, se por acaso cometer algum engano, desculpem.


Estou com um projeto de um sistema de acesso as salas da faculdade, através de teclado 4x4, onde utilizo uma tranca elétrica.

A questão é que utilizo uma fonte de 12v 2a para alimentar tando a tranca, quanto o arduino, a primeira versão com arduino UNO,
funcionou sem problemas, mas quando fomos utilizar uma versão com arduino NANO, ocasionou a queima do mesmo.

Ao efetuar uma pesquisa, deduzimos que pode, ser o efeito(tensão reversa) da bobina da tranca, pois o arduino queimou, justamente ao acionar a tranca. Como proteção tentamos utilizar diodo, que funcionou por um tempo, mas mesmo assim ocasionou a queima.

Analisando vários exemplos pela internet, não vimos nenhum projeto, em que a alimentação seja efetuada, com a mesma fonte, ou seja alimentando a trava elétrica e o arduino, e nem encontramos relatos de problemas parecidos ou soluções.

Como solução estou pensando em utilizar um regulador de tensão top-down (ainda não foi testado).

Alguém passou por um problema parecido ou tem alguma sugestão.

Obrigado.

Lage
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 26/Jul/2018, 21:35

Re: Arduino NANO queimando, com uso de tranca elétrica

Mensagem por Lage » 25/Mar/2020, 03:23

Boa noite, estava lendo aqui referente ao seu problema a primeira coisa que pensei e não sei se resolveria era você usar opto acoplador para isolamento da trava e Arduíno lembrando que os GNDs não pode ser em comum.
Acho que isso resolveria!

Responder