Nomenclatura do pinos  [RESOLVIDO]

Dúvidas, críticas ou sugestões sobre o Fórum FernandoK.
Para demais questões utilize o fórum correto.
mark.spencer
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 05/Nov/2018, 10:47

Nomenclatura do pinos

Mensagem por mark.spencer » 07/Nov/2018, 01:12

Desculpem-me o desconhecimento mas perguntaria:
1. Donde veio o nome "channel" para alguns pinos? Não achei a definição somente muitas citações.
Me pareceu que é apenas um título. No caso de PWM fala-se em 16 me parecendo ser os GPIO-00
até o GPIO-15 (alguns não achei). Correto?

GabrielMajaron
Experiente
Mensagens: 41
Registrado em: 05/Jun/2018, 15:52

Re: Nomenclatura do pinos  [RESOLVIDO]

Mensagem por GabrielMajaron » 07/Nov/2018, 20:58

Olá mark, tudo bem?

Aqui vai a minha opinião, se alguém se "estranhar" com o que eu disse por favor me corrija.

Pelo que entendi, um pino é nomeado como Channel (Canal) quando ele pode ser utilizado para mais de uma função (PMW, DAC, TOUCH, CLK...).

Existe um multiplexador em alguns microcontroladores (como no ESP) que permite o "attach" (anexo) de um pino para uma função das quais ele suporta (que no fim é configurado lá dentro do chip).

Quanto a GPIO, segundo o wikipedia é um conceito mais genérico:
"GPIO - General Purpose Input/Output (Entrada / saída para fins gerais) são portas programáveis de entrada e saída de dados que são utilizadas para prover uma interface entre os periféricos e os microcontroladores/microprocessadores."

Ou seja, todo "channel" é um "GPIO", mas nem todo "GPIO" é um "channel"

Espero ter ajudado

mark.spencer
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 05/Nov/2018, 10:47

Re: Nomenclatura do pinos

Mensagem por mark.spencer » 08/Nov/2018, 00:09

Gabriel, muito obrigado.
Desculpe pedir: para PWM li que os canais são os de 0 a 15. Isto significa que são os GPIO 00 a 15?
Novamente obrigado

GabrielMajaron
Experiente
Mensagens: 41
Registrado em: 05/Jun/2018, 15:52

Re: Nomenclatura do pinos

Mensagem por GabrielMajaron » 08/Nov/2018, 11:26

Olá novamente! Eu que agradeço por fazer parte do fórum!

Os canais de PWM não se referem aos GPIOs 0 a 15. Canal de PWM é uma coisa e GPIO é outra.

Se existem 16 canais (0 a 15) de PWM, é possivel ligar o canal 15, por exemplo, ao GPIO22.

Os attachs são feitos no sketch utilizando a função ledcAttachPin (considerando que estamos falando de ESP32).

Neste ESP32 da imagem (NodeMCU-32S)
https://4.bp.blogspot.com/-nGLtB2nUrDg/ ... 600/3.png

Existem 32 GPIOs e todos suportam PWM, mas não podem ser utilizados como PWM a menos que seja feito um attach.

Neste tutorial é explicado como fazer o efeito fade em um LED com o ESP32, usando as funcionalidades de LED PWM
https://techtutorialsx.com/2017/06/15/e ... wm-fading/

Responder